Nosso sócio e professor de Direito Ambiental da PUC-Rio, Oscar Graça Couto, foi convidado para participar da abertura do Fórum Diálogos da Transição 2024, produzido pela agência eixos.
Oscar discutiu as implicações da recente eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e o potencial impacto nos compromissos climáticos globais, com especial atenção aos efeitos sobre o Brasil.
Oscar comentou que, ao que tudo indica, a vitória acachapante de Trump representa um embaraço aos esforços internacionais para alcançar metas climáticas minimamente ambiciosas, afirmando que “o tamanho desse impacto ainda é um ponto de interrogação, que nos inquieta e poderá ser dimensionado nos próximos meses.”
Segundo ele, as decisões domésticas dos Estados Unidos em relação à transição energética podem criar uma brecha para investimentos no Brasil, ao torná-lo um potencial destinatário de investimentos verdes e ampliar a possibilidade de explorar e aumentar sua matriz energética limpa.
“Uma possível revisão do IRA (Lei de Redução da Inflação) pode abrir espaço para investimentos no nosso país. Se os incentivos para projetos verdes diminuírem nos EUA, investidores estrangeiros podem começar a olhar para o Brasil, com especial atenção para o hidrogênio verde, as eólicas offshore e, sob outra perspectiva, as chamadas Soluções Baseadas na Natureza. Nesse sentido, é essencial questionar se o Brasil está se preparando para receber esses investimentos, criando um ambiente de negócios com previsibilidade jurídica, regulatória e econômica. “Não existem políticas domésticas americanas que não repercutam em outros países”, resume.
Oscar também abordou temas relativos à COP 29, destacando que esta será a “COP do financiamento”, focada em como os países ricos poderão apoiar financeiramente os mais pobres na migração para uma economia de baixo carbono.
Raphael Faucz, VP da Rystad Energy, também foi um dos convidados do Fórum, que foi moderado por Nayara Machado, Editora de Transição Energética da Eixos, e Gabriel Chiappini, Repórter da Eixos.