Publicações

21/11/2024 -

O Globo: Brasil aprova mercado de crédito de carbono

Nosso sócio Guilherme J. S. Leal foi um dos especialistas entrevistados pelo jornal O Globo sobre a aprovação do projeto de lei que regulamenta o mercado de crédito de carbono no Brasil.

De acordo com a reportagem, o mecanismo, aprovado nesta terça-feira (19) na Câmara, ajuda a cumprir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e impulsionará a bioeconomia.

Para Guilherme, a aprovação da lei representa um avanço relevante para a política climática brasileira: “Vai trazer segurança para o mercado regulado de carbono, novas oportunidades para o mercado voluntário e abrir caminho para o trabalho de regulamentação da nova lei”, enumera.

A reportagem destaca ainda que, ao mesmo tempo, o poder público terá condições mais assertivas para fazer a alocação de cotas de emissão, “em linha com os compromissos assumidos pelo país”. Guilherme também sublinha a importância de incluir o mercado voluntário na lei.

Para ele, os créditos gerados no mercado voluntário poderão ser usados no mercado regulado. Isso fomentará uma economia de soluções baseadas na natureza. A medida beneficiará não apenas o mercado regulado, mas também novas frentes de desenvolvimento no Brasil.

Leia: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/11/19/brasil-aprova-mercado-de-credito-de-carbono-veja-a-avaliacao-de-analistas.ghtml