Publications

16/11/2024 -

COP29: O novo compromisso de redução das emissões (NDC) do governo brasileiro até 2035 representa um progresso em relação ao anterior, diz Guilherme J. S. Leal em Live no CanalEnergia

Diretamente da COP29, no Azerbaijão, nosso sócio Guilherme J. S. Leal participou nesta quinta-feira (14) de uma live no CanalEnergia. A reportagem destacou a avaliação de Guilherme de que o novo compromisso de redução das emissões (NDC) do governo brasileiro até 2035 representa um progresso em relação à NDC anterior, mesmo considerando o piso da meta, e é, de certa forma, um convite para que agentes internacionais, estatais e atores privados no Brasil se engajem no sentido de ajudar o país a alcançar essa meta mais ambiciosa.

Na quarta-feira (13), durante a COP 29, o documento que antecipa a NDC de 2035 foi apresentado oficialmente. Ao rever a contribuição, o governo estabeleceu uma faixa de redução das emissões de gases de efeito estufa de 59% a 67% em relação a 2005.

Para Guilherme, a NDC não silencia em relação aos planos de investimento em energia fóssil. “Ela trata, sim, de um movimento de transição, de afastamento da matriz energética do fóssil, (…) mas ressaltando que os países desenvolvidos devem, nos termos do Acordo de Paris, assumir a liderança e a dianteira nessa transição, e levando em consideração o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas,” explicou em entrevista ao CanalEnergia.

Leia reportagem na íntegra (para assinantes):